quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escolta Presidencial Americana




Você já se perguntou para que servem aquelas camionetes pretas, também conhecidas por vans, que acompanham a limousine presidencial americana? Se você respondeu que é para a escolta, ou guarda do presidente Barack Obama acertou. Mas se você acha que dentro delas estão aqueles famosos "leões de chácara" está enganado. No vídeo acima você pode conhecer um pouco mais do poder de defesa de um presidente americano.

Semiaberto Para a Liberdade


Vinte e três dias após sair da prisão de segurança máxima de Charqueadas(PASC), Oséas Cardoso, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), pulou um muro da Casa do Albergado Padre Pio Buck e escapou. Mais conhecido como "Português", o assaltante de bancos cumpria pena aqui no Estado desde 2001, quando foi preso, na época, em meio aos planos do assalto a tesouraria do Banco do Brasil, localizada nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho. Desde lá Português aproveitou para manter unidos outros 29 detentos do PCC (na foto alguns presos em 2006 por cavar um túnel no centro da cidade) que estavam aqui no RS cumprindo penas, e também fazer com que outros traficantes se unissem ao Partido do Crime. Com isso ele ajudou a criar uma facção gaúcha chamada "Unidos Pela Paz", onde seus líderes são Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição e Juraci Oliveira da Silva, O Jura do Campo da Tuca (ambos foragidos). Assim o PCC estaria cada vez mais se firmando aqui no Sul, realizando assaltos a bancos, sob o comando de Português e tráfico de drogas comandado por Paulão e Jura.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ou Paga ou Paga

A lei do tráfico é clara: se não pagar morre. Foi o que aconteceu com um homem de 49 anos, que teve traumatismo craniâno após receber diversos golpes na cabeça e ser jogado em um valão nas proximidades da Vila Resbalo, zona sul da Capital. Os familiares ao ver o corpo se desesperaram, já  outros não se importaram com a cena violenta, comum naquela comunidade. O homem, usuário de drogas, estaria devendo à traficantes. É o poder paralelo atuando na sociedade, onde juízes e executores fazem valer uma lei própria, julgando e executando seus devedores.

domingo, 27 de setembro de 2009

Roubo Molhado


Terminou dentro do Arroio Dilúvio a fuga de ladrões de carro na noite deste domingo. Eles colidiram com um Corsa antes de mergulhar nas águas sujas do Dilúvio e depois conseguiram sair do carro, nada até a margem e fugir a pé da Brigada Militar. Já o motorista do Corsa ficou levemente ferido e foi encaminhado ao HPS. Porto Alegre  é segunda capital brasileira mais visada pelos ladrões de carros no país, nos últimos dois anos. Vitória, no Espírito Santo, é a primeira no ranking. Os dados foram levantados pela Federação Nacional das Seguradoras (FENASEG) no cadastro do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). As estatísticas consideram os veículos com e sem seguros. De cada 100 veículos, dois foram levados por ladrões em Porto Alegre, nos anos de 2007 e 2008, média só superada pela cidade de Vitória, que registrou três automóveis levados em cada cem em circulação. Os bandidos não foram localizados pela Brigada Militar.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Feliz Aniversário


Dia de comemorar aniversário também é dia para se preocupar com a segurança. Justamente hoje ao completar 32 anos, um advogado e também filho de um diretor do Grêmio sofrera um sequestro relâmpago. Pouco antes de buscar sua namorada em casa, ele foi abordado pelos sequestradores e começava ali momentos de angústia, medo e pânico. Sempre na mira de uma pistola e um revólver, eles rodaram pela cidade no Vectra do advogado, pararam em um posto de combustível para abastecer e depois seguiram em direção a grande Porto Alegre. Só que os bandidos não sabiam é que a polícia já estava a procura deles, pois o veículo possuia rastreamento via satélite, muito comum em carros nos dia de hoje. Pouco mais de duas horas de sequestro a polícia localizou o carro em uma zona rural de Gravataí(foto), já sem duas rodas. Para o advogado, um bom motivo para comemorar o aniversário, já para os sequestradores foi fim de festa.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

De Quem é a Culpa


Sabe-se que chovia, que tem muitos buracos na pista e que supostamente um pneu do Celta estourou. Na colisão frontal com uma carreta carregada com mais de 37 toneladas de açúcar, quatro jovens estudantes - três eram primos - perderam suas vidas em mais uma das tantas trajédias registradas na BR 101. Um quinto passageiro sobreviveu, e relatou a uma enfermeira que prestou os primeiros socorros, e que era sua prima, o desespero do acidente e como tudo aconteceu tão rapidamente. Amigos de infância e vizinhos, os primos eram muito ligados. Cursaram o Ensino Médio juntos e eram considerados exemplos na comunidade onde viviam. Com boas notas, eles conseguiram bolsas de estudo na Universidade do Sul de Santa Catarina(Unisul), para onde deslocavam-se diariamente. O destino uniu-os para sempre.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Rota Comando




Seguindo a dica de filmes policiais, tem um na mesma liha do Tropa de Elite. Chama-se "Rota Comando", de Elias Junior. O filme, baseado no livro "Matar ou Morrer" de Conte Lopes, foi inspirado em fatos reais do cotidiano da tropa de elite paulistana. Enfatiza as principais ocorrências diárias da Rota, abordando histórias de três bandidos que espalharam medo e horror em São Paulo e se deram mal. As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, mais conhecida por ROTA, nasceram durante a ditadura militar. São formadas pelas tropas de choque paulista para patrulhar a cidade e agir contra a guerrilha urbana como resposta à ação de grupos de esquerda, como o PCC - 1º Comando da Capital - que passaram a assaltar bancos e executar seqüestros para financiar a luta armada. Só para lembrar, foi a Rota que participou da invasão do Carandiru, em 1992, quando 111 presos rebelados foram mortos. Ela foi acusada por 80% das mortes e na época era comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães.

sábado, 19 de setembro de 2009

Ninguém Sabe, Ninguém Viu


Pelo sofrimento do homem na foto acima da para perceber que mais um amigo acabara de morrer. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira, na zona sul de Porto Alegre. O jovem de 25 anos, após ser atingido por vários disparos na Vila Cruzeiro, caiu no meio da rua em meio aos olhares curiosos de moradores locais. O interessante é que nesses momentos ninguém nunca sabe de nada e nem viu nada. O que para alguns é motivo de dor, sentimento e perda, para outros é pura emoção de estar cercado por vários policiais armados em  um local de crime. É mais um final de semana violento que está começando.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Salve Geral




Doze de Maio de 2006. Uma organização criminosa domina São Paulo gerando caos, medo e pânico na população. O 1º Comando da Capital, ou PCC, foi o responsável por mais de 297 ataques, 23 policiais mortos e 73 presídios rebelados. O etopim disso tudo teria sido uma resposta a decisão do governo paulista de isolar líderes da facção com o objetivo de desmontar a articulação da mesma, colocando-os em presídios de segurança máxima. No dia 2 de Outubro, estréia nos cinemas "Salve Geral", de Sérgio Rezende. O filme aborda os ataques de Maio de 2006 a São Paulo, comandados por integrantes do PCC contra policiais nas ruas e dentro do sistema penitenciário. Toda a ação dos bandidos é mostrada através do olhar de uma professora de piano de classe média interpretada pela atriz Andréa Beltrão, que tem seu filho preso e envolvido com a organização. Salve Geral foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2010.

Passando o Rodo


Menos quatro foragidos nas ruas para atormentar nossas vidas. Durante a operação Centauro, da Brigada Militar, 73 prisões foram realizadas entre as 16h e a meia-noite de quinta-feira no RS. A ação esteve focada principalmente nas ocorrências de furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e homicídios. Foram cumpridos 11 mandados judiciais e 14 pessoas detidas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Fiscalizados 9.659 veículos, sendo 332 autuados, 58 recolhidos e sete recuperados. Prisões por desacato, desobediência e furto também foram registradas. Foi o dia de resolver as contas com a justiça.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Escola Superior do Crime


Que as facções criminosas atuam e controlam o crime organizado de dentro dos presídios todos nós já sabemos. Que eles usam celulares, usam e vendem drogas, também. Basta saber como tudo isso entra nas chamadas "escolas do crime". Até sabemos como entram. Em Santa Rosa, Noroeste do Estado, terra da rainha dos baixinhos, Xuxa, uma operação conjunta da Brigada Militar e Ministério Público prendeu oito pessoas que traficavam maconha e crack a mando dos chefões que estão "baixados" no Presídio Estadual da Cidade. Esses chefões controlam duas das maiores quadrilhas da região. Aqui na Capital, no Presídio Central (foto) também é sabido dessas "regalias". Fala-se em instalar bloqueadores de celulares, mas até agora nada. Em relação as drogas, bem esse é outro assunto.

Front de Guerra na Zona Norte



Com apenas um tiro no rosto, mas pelo menos uns 15 disparados (foto), um assaltante morreu durante troca de tiros com a Brigada Militar no bairo Protásio Alves, zona norte da Capital. Um segundo homem após o tiroteio fugiu portando uma metralhadora. Eles estavam num automóvel Bora, que estaria dando apoio a um Honda Civic roubado nas proximidades. Com o bandido morto foram encontrados um HT (radiocomunicador), que estava na frequência do 20º BPM, além de uma listagem com diversas frequências militares e um colete a prova de balas da Brigada Militar. Segundo a polícia civil, esse tipo de ação resultaria provavelmente num futuro roubo a banco ou mesmo de cargas, pois além de estarem bem armados e monitorando as polícias, estavam com carros velozes o que possibilitaria a fuga.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bandeira Dois


Caiu a casa para os dois suspeitos de terem assaltado e matado um taxista na noite do dia 27 de Agosto no bairro Santana (foto). A polícia chegou até eles por acaso. Durante uma investigação, agentes da Delegacia de Roubos de Cargas foram informados sobre os autores do crime e com isso repassaram a informção ao colegas da Delegacia de Roubos - responsáveis por investigar crimes contra taxistas - que deram continuidade a investigação e prenderam a dupla. Um terceiro encontra-se foragido, mas já foi indentificado pela polícia civil e está com prisão temporária decretada pela Justiça.

Mais Um na Conta do Crack


A cena já é conhecida por todos. Homem leva tiro de traficante e morre logo em seguida. Agora resta a Delegacia de Homicídio da Capital solucionar mais esse caso de homicídio, onde um homem que buscava drogas na Vila Cachorro Sentado por algum motivo levou bala, ao invés da pedra. A polícia civil foi até o local (foto) fazer uma busca para tentar localizar suspeitos do crime, mas nada encontrou. O homem de 58 anos ainda foi socorrido por um amigo mas o Astra em que eles estavam se envolveu num acidente na av. Ipiranga. Nesse momento já não havia mais nada a ser feito. A droga já tinha feito mais uma vítima.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cenas dos Próximos Capítulos


Parece estar perto de ser esclarecido o assassinato do publicitário Paulo César Truylio, 38 anos, morto a tiros na noite do dia 2 na Praça da Matriz (foto), em Porto Alegre. Uma faxineira, durante seu trabalho rotineiro, encontrou uma pistola calibre .45 – o mesmo modelo usado no crime – no jardim de um prédio no centro da Capital. Com base em imagens gravadas pelas câmeras do edifício, a polícia confirmou a identidade do suspeito de ter acionado o gatilho e espera agora chegar ao mandante da execução. A arma foi localizada ao acaso, quando a funcionária do prédio, localizado na Rua Duque de Caxias, a menos de 500 metros da praça, varria a calçada. Durante a limpeza, a diarista viu o objeto escondido entre as plantas do residencial.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fim de Festa

O que tinha tudo para ser uma noite divertida de domingo, acabou mais uma vez em crime na zona norte da Capital. Um assaltante conhecido por "Aranha" foi morto a tiros na Avenida Martim Felix Berta, em frente à quadra da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Eram 23h de domingo quando Aranha, de 30 anos, que estava dentro de um Golf foi atingido. Testemunhas relataram que ele estava dirigindo o veículo quando foi abordado por duas pessoas em uma moto. Uma delas teria disparado vários tiros contra ele. A vítima, conforme a 1ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (1ª DPPA) , ainda conseguiu desviar o carro para dentro de uma lavagem na frente da escola, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. No outro lado da rua a festa continuava. Para Aranha era fim de festa.